quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Expansão Marítima Portuguesa


Nos séculos XIV e XV, enquanto a Europa vivia sérias crises, Portugal lançou-se na grande aventura marítima. Em 1415, durante o início da dinastia de Avis, no reinado de D. João I, os portugueses fizeram sua primeira conquista ultramarina, o entreposto comercial árabe de Ceuta, no norte da África. Essa conquista possibilitou o avanço para o Atlântico Sul, contornando a costa africana.

A posse de novas e promissoras regiões ativou a ambição por mercadorias e riquezas, e o entusiasmo pelo expansionismo levou o filho de D. João I, o Infante D, Henrique, a fundar a Escola de Sagres. Geógrafos, navegadores, construtores de navios, enfim, técnicos e especialistas nas artes náuticas, reuniram-se para desenvolver seus conhecimentos e preparar as novas conquistas marítimas. Nessa época, criaram-se ou aprimoraram-se itens básicos para a navegação, como a caravela, a bússola e o astrolábio.

O impulso não podia mais ser contido, e a partir de 1415, o avanço luso foi crescente: 1419 – descoberta da Ilha da Madeira; 1427 – descoberta do Arquipélago dos Açores; 1434 – conquista do Cabo Bojador; 1445 – descoberta das ilhas de Cabo Verde.Em 1453, um acontecimento reforçou o processo expansionista luso: a conquista pelos turcos otomanos de Constantinopla, principal centro de obtenção de mercadorias orientais pelos italianos. Impedindo o comércio, os produtos alcançaram preços tão altos que compensava a busca de outros caminhos para o Oriente. Além disso, as descobertas de ouro na costa africana e a exploração de produtos, como marfim e madeira, reforçavam a aventura conquistadora.

A meta seguinte foi contornar o sul da África e dirigir-se para o Oriente, a fim de buscar na origem as riquezas das Índias. Assim, em 1462, os portugueses alcançaram o Golfo da Guiné; em 1482, o Congo; em 1487, uma expedição chefiada por Bartolomeu Dias chegou ao Cabo da Boa Esperança, no sul da África; até que, finalmente, em 1498, Vasco da Gama chegou a Calicute, nas Índias, um dos mais importantes centros comerciais do Oriente.

Em 1500, Pedro Álvares Cabral seguia para as Índias pela rota de Vasco da Gama e desviou sua frota para o oeste. Tomou posse do território americano pertencente a Portugal pelo Tratado de Tordesilhas, assinado com a Espanha em 1494 – o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário