AS PRIMEIRAS EXPEDIÇÕES E O PAU-BRASIL
Durante os primeiros 30 anos de nossa história, o Brasil não despertou maior interesse de Portugal, devido ao intenso e lucrativo comércio que este mantinha principalmente com o Oriente. Durante esse período, foram enviadas expedições exploradoras e guarda - costeiras às terras brasileiras.
Buscando descobrir riquezas a serem exploradas, veio ao Brasil a primeira expedição comandada por Gaspar de Lemos, que constatou a existência de grande quantidade de pau-brasil.
Em 1503, a expedição de Gonçalo Coelho fundou a feitoria de Cabo Frio e levou para Portugal grande carregamento de pau-brasil.
Madeira muito utilizada no tingimento de tecidos, o pau-brasil passou a ser monopólio da Coroa, que arrendava áreas de exploração a comerciantes. Para obtenção da madeira, utilizava-se a mão-de-obra indígena, que em troca recebia artigos sem valor, caracterizando o escambo.
Diante do crescente contrabando de pau-brasil pelos franceses, Portugal organizou expedições guarda-costeiras comandadas por Cristovão Jacques. Entretanto, devido à grande extensão da costa brasileira, tornava-se impossível defender a posse portuguesa sobre o Brasil, sem que houvesse povoações, fortificações e habitantes fixos. D. João III organizou então a expedição de Martim Afonso de Souza, que deu início à colonização efetiva do Brasil.
INÍCIO DA COLONIZAÇÃO
Buscando a fixação do português em solo brasileiro e a intensificação da exploração colonial, Martim Afonso de Souza tencionava procurar ouro, trouxe soldados com a função de expulsar estrangeiros, e colonos com sementes e ferramentas agrícolas, para garantir o início do povoamento.
Martim Afonso, na função de guarda - costeiro, aprisionou várias embarcações francesas. Como explorador, chegou ao sul, até a foz do Rio da Prata, além de organizar várias expedições que penetraram pelo interior da Colônia. Como colonizador, fez uso de seu poder de distribuir lotes de terra, as sesmarias, aos novos habitantes, além de dar início à plantação de cana-de-açúcar, construindo, inclusive, o primeiro engenho da colônia, chamado Engenho do Governador. Completando o início de uma nova política colonial, Martim Afonso fundou, ainda o primeiro povoamento do Brasil, a vila de São Vicente, situada no atual estado de São Paulo. Suas realizações encerraram o período pré-colonial, retornando à Portugal em 1533.
Nenhum comentário:
Postar um comentário